segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os tres porquinhos

Os Três Porquinhos - Alfabetização

Irei trabalhar o conto infantil com os meus aprendizes de segundo/terceiro ano e eles escolheram e se empolgaram com a História Os Três Porquinhos.
Selecionei alumas imagens e atividades para aplicar como atividade escrita e de construção lúdica (personagens e cenários com materiais diversos e de reciclagem). Começaremos na próxima quinta-feira(22/02) e estarei registrando e  postando os passos e atividades realizadas, inclusive a sequência didática para este tema.
De início informo que o grupo assistiu a história na Mesa Educacional Alfabeto (Positivo), por escolha e maior índice de votação do grupo.
Esta Mesa que é um computador totalmente adaptado para alfabetização, pode e disponibilizou no primeiro momento  as imagens, o áudio com  a narração do conto.
Agora é dar sequência e aproveitar este momento de encantamento.

Segue sugestões que pesquisei e compartilho:

Os Três Porquinhos 

Era uma vez três porquinhos que viviam com a sua mãe.Um dia ela disse-lhes:
- Queridos filhos, penso que já são grandinhos para viverem sozinhos e poderem trabalhar. Tem braços fortes e não lhes falta inteligência para pensar o que é melhor para cada um. Primeiro têm que construír as vossas próprias casas perto uns dos outros e contarem com todos os perigos que possam surgir.
Os porquinhos puseram-se a caminho.
De todos os três o pequeno era o mais trabalhador, o do meio era trapalhão e o maior era preguiçoso.
Como o maior era preguiçoso, fez a casa de palha para ser mais rápido. O do meio fez a casa de madeira pois também não gostava muito de trabalhar. Mas, o mais novo, o mais trabalhador, fez a sua com cimento e tijolos.
Um dia , apareceu o lobo que com um sopro derrubou a casa do mais velho e este, cheio de medo fugiu para a casa do irmão do meio.
O lobo foi até à casa do irmão do meio e com outro sopro deitou abaixo a casa do porquinho.
Os porquinhos muito amedrontados correram para casa do irmão mais novo e o lobo correu atrás deles para os comer.
O porquinho abriu-lhes a porta rapidamente e, os irmãos, entraram muito admirados por verem uma casa tão forte e tão bonita.
O lobo pensava que a derrubava, soprava e dizia: - Soprarei, soprarei e a casa derrubarei!
Mas a casa era forte e ele não a conseguiu derrubar, então pensou entrar pela chaminé, mas os porquinhos perceberam e então puseram mais lenhas no lume, o lobo caiu na lareira e fugiu com a cauda a arder.
Muito envergonhado o lobo fugiu e não voltou mais.
Os porquinhos ficaram tão felizes que fizeram uma grande festa.














Recursos para contar a história:










Fonte: http://milocareis.blogspot.com

Fonte: http://www.esquindolele.com.br




  


 







História com atividades.

Os três porquinhos 













Nenhum comentário:

Postar um comentário