A bailarina - 3º ano
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Atividades sugeridas
Leitura interativa
Explicar aos alunos o que é uma poesia, descrevendo suas características.
Procurar o verbete poesia no dicionário e ler a definição para os alunos.
Em seguida, ler de forma interativa o texto acima.
Texto coletivo
Elaborar com os alunos a reescrita da poesia na forma de narrativa. Pedir que copiem no caderno o texto da lousa.
Aproveitar a oportunidade para trabalhar com os alunos algumas regras gramaticais, tais como:
• O uso dos contrários. Exemplo: menino/menina, grande/pequenina, alta/baixa, etc.
• A letra “s” no final das palavras (singular e plural).
• O uso do “ç”.
• Etc.
Pesquisa / Lista de palavras
Pedir que pesquisem 10 palavras com ç
Recomendação de leitura
Livro: Contrários. Autores: Elliott Erwitt, Outros Companhia Editora Nacional.
Livro: Ou isto ou aquilo. Cecília Meireles. Edit. Nova Fronteira.
Fonte: Assessoria Pedagógica IBEP. Coleção Eu gosto.
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Atividades sugeridas
Leitura interativa
Explicar aos alunos o que é uma poesia, descrevendo suas características.
Procurar o verbete poesia no dicionário e ler a definição para os alunos.
Em seguida, ler de forma interativa o texto acima.
Texto coletivo
Elaborar com os alunos a reescrita da poesia na forma de narrativa. Pedir que copiem no caderno o texto da lousa.
Aproveitar a oportunidade para trabalhar com os alunos algumas regras gramaticais, tais como:
• O uso dos contrários. Exemplo: menino/menina, grande/pequenina, alta/baixa, etc.
• A letra “s” no final das palavras (singular e plural).
• O uso do “ç”.
• Etc.
Pesquisa / Lista de palavras
Pedir que pesquisem 10 palavras com ç
Recomendação de leitura
Livro: Contrários. Autores: Elliott Erwitt, Outros Companhia Editora Nacional.
Livro: Ou isto ou aquilo. Cecília Meireles. Edit. Nova Fronteira.
Fonte: Assessoria Pedagógica IBEP. Coleção Eu gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário