quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Reunião de pais


1ª REUNIÃO DE PAIS (2013)
Assuntos tratados pela professora:

1) União escola/família para solucionar eventuais problemas.
Quando solicitado que o responsável compareça à escola esse não deve faltar, pois, serão tratados assuntos relativos à aprendizagem do filho, comportamento ou outro assunto de interesse.
2) Professor, assim como os pais, quer que o aluno se desenvolva completamente, ou seja, tanto nos estudos quanto na relação com ele mesmo e com os outros. Sendo assim, se o professor solicitar que o aluno desenvolva as atividades, tenha comportamento adequado, etc, não entenda isso com “o professor pega no pé de meu filho”, mas sim como, o professor quer que meu filho progrida, que evolua.
3) Quando seu filho chegar em casa pergunte como foi seu dia, o que ele aprendeu, o que foi difícil... Seu filho deve tê-lo como seu melhor amigo, alguém em quem confia falar sobre tudo. Assim, quando adolescente, será mais fácil orientá-lo.
4) Disponibilize revistas, livros e outros materiais que contenham escrita. Mostre a eles que você também lê e escreve e que isso é fundamental na vida de todos. O mesmo faça com operações matemáticas. Solicite ajuda deles em listas de compras do supermercado, escreva bilhetes para ele e coloque na geladeira para que use a leitura, peça que lhe escreva bilhetes, peça que confira trocos...
5) Observe se seu filho está levando tudo que necessita para a escola. Os materiais mais importantes como lápis, borracha, cola, tesoura e caderno precisam estar na mochila. Se o aluno não traz o material fica andando pela sala para pedir emprestado se atrasando e atrapalhando o desenvolvimento da aula. Se o material acabou deve ser reposto. Quando estiver faltando umas dez folhas para acabar o caderno, colocar um novo na mochila.
6) Se seu filho levou algum material que não é dele, por engano, envie para a escola no dia seguinte e diga que peça a professora para ver de quem é. Oriente que seu filho cuide de seu material com carinho e que faça o mesmo com os materiais dos amigos se pedirem emprestado.
7) Ensine seu filho que não deve fazer ao outro o que não quer que façam consigo. Coloque-o no lugar do outro quando isso acontecer e pergunte como ele se sentiria nessa situação.
8) Oriente seu filho a não falar palavrões, não empurrar os amigos, não gritar, não correr, manter a escola limpa, não desperdiçar materiais ou merenda escolar, ouvir as explicações da professora com atenção, perguntar quando não entender, ser educado com todos, não conversar sem necessidade, fazer as atividades diárias de classe e casa...
9) A professora avaliará tudo que seu filho faz na sala de aula e os trabalhos extraclasse, ou seja, a avaliação será um processo constante e contínuo.
10) Seu filho deve ser assíduo, as faltas prejudicam a aprendizagem, a criança faltosa tem dificuldade pois, se hoje trabalhamos um conteúdo e ele falta, no dia seguinte terá que realizar outra atividade que exija o conhecimento trabalhado anteriormente. Há uma sequência crescente de dificuldades nos conteúdos trabalhados.
11) Os responsáveis devem escolher um local calmo e arrumado para a criança realizar seu dever de casa. Deve orientar mas, jamais deve fazer a atividade para a criança. Se o professor deu a atividade é porque seu filho já tem conhecimentos para fazer; mesmo assim, é possível que a criança necessite de orientação.
12) Todos os dias seu filho fará o cabeçalho em casa. Deve trazer o cabeçalho sempre feito. A professora dará um modelo. Guarde esse modelo para que ele não o perca.
13) Coloque um saquinho na mochila com um paninho que ele possa usar em caso de necessidade e um rolinho de papel higiênico para assoar o nariz ou quando necessitar limpar a cola, por exemplo.
14) Olhe sempre o caderno de seu filho para ver se não há algum comunicado, para ver se está realizando as atividades e também para mostrar que você se interessa pelo estudo dele.
15) Qualquer problema, dúvida ou sugestão pode procurar a professora todas às segundas feiras na hora da saída.
16) Respeitar horário de entrada e saída dos alunos
17) Espero sempre contar com a presença de todos vocês em todas as reuniões. Temos um encontro a cada bimestre e temos que aproveitar ao máximo esse momento. Não tenha pressa para acabar a reunião, organize tudo no dia anterior para que possa estar tranquila no dia.
Agradeço a presença e atenção de todos.

 ESSA DICA É DA LILIAN MOREIRA.

  Lidar como ser humano não é uma tarefa fácil. Para o Professor isso fica ainda mais difícil quando chega o momento das Reuniões de Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional.

      Para você brilhar na próxima reunião de pais, aqui vão algumas dicas para você usar:

CONVIDE O PAI E A MÃE: Encoraje ambos os pais para que venham na reunião. Mal entendidos serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a dizer.

ESTABELEÇA e firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe sempre aos pais o que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos para entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse feedback apenas depois que as notas estiverem fechadas.

REUNIÃO SEM PRESSA: Jamais faça reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de modo que todos os assuntos sejam abordados de maneira apropriada. Quando a Reunião for individual, 20 a 30 minutos é adequado.

ESTEJA PRONTA para todo tipo de perguntas. Esteja preparada para responder todo o tipo de perguntas que os pais venham a ter. Ocorrerão perguntas específicas, difíceis ou ainda as indelicadas. Mantenha sempre o domínio das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o lado pessoal.

TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS organizados com antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados: Diários de classe, anotações feitas na agenda do aluno, relatórios, provas/trabalhos realizados pelo aluno, e quaisquer outros registros pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá como comprovar as suas afirmações.

RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS. Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para sentarem-se nas carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da sala do prezinho. Arrume o lay-out da sala de aula de um modo que todos possam ver uns aos outros (Ex. em semi-circulo, ou circulo).

INIMIGA X PARCEIRA: Se você quiser ficar com a fama de inimiga no. 1 dos Pais é só concentrar nos DEFEITOS do aluno. A solução para ser parceira dos Pais é concentrar nos TALENTOS, e quando houver problemas, foque nas NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: "seu filho é indisciplinado e só arruma briga com os amigos", é diferente de: "constatei que o João apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso gostaria de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta questão".

SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS: Os Pais podem se perder nos comentários generalizados. Ao invés de dizer "Ela não assume responsabilidades", focalize no problema apontando "Maria teve a semana inteira para terminar o trabalho, no entanto ela apenas escreveu e entregou dois parágrafos".

OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS: Muito mais que receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de ação para seguir. Assim, se a Maria não é responsável, será apreciado sugerir aos pais dar a ela uma lista de tarefas semanais ou ainda permitir que ela encarregue-se de tomar conta do bichinho de estimação. Quando você oferece conselhos, faça com que os pais saibam que você está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as melhores estratégias conforme o perfil da família.

ESQUEÇA O PEDAGOGUÊS: Jamais utilizar-se do "pedagoguês" com frases do tipo: "a coordenação motora fina", "o processo de ensino aprendizagem", "está na fase silábica-alfabética", são frases sem sentido para muitos Pais.

DOMÍNIO PRÓPRIO: Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que mostram-se abusivos ou hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela fraqueza e insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar adiante. Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer durante a Reunião Bimestral de Pais, proponha aos Pais agendar horário específico para tratar em particular. Verifique com a Escola qual o procedimento adotado.

FOCALIZE NOS PONTOS FORTES: É muito fácil para os Pais sentirem-se na defensiva, pois muitos deles se veem nos filhos. Você poderá ajudar se levantar as áreas onde estão os pontos fortes do aluno e as áreas que precisam ser melhoradas, ao invés de criticar e apontar apenas as fraquezas.

USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR: A linguagem não verbal pode ser sua alidada ou sua inimiga. O seu corpo fala, e expressa sempre o que você sente e pensa. É esta linguagem que os Pais estarão atentos, antes mesmo de você começar a falar.

ENFOQUE NA COLABORAÇÃO: Faça com que os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com eles, no melhor interesse da criança. Um comentário do tipo "Você precisa comparecer na escola o mais rápido possível para discutirmos as dificuldades do João", apenas inflama hostilidade nos Pais. O seguinte comentário diz a mesma coisa de um modo mais proativo: "Constatei que o João está encontrando algumas dificuldades, então gostaria de conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas".

OUÇA O QUE OS PAIS TEM A DIZER: A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas vidas ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que 
você obtenha o máximo de todas as reuniões de Pais procure realmente ouvir o que eles dizem e principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal deles. Você vai se surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas obervações.
 
CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS: Idealmente falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar coisas positivas, os sucessos e as conquistas. Realisticamente falando, a situação é bem diferente. As reuniões de Pais acontecem porque existem problemas. Entretanto todas as reuniões poderão transcorrer dentro da cordialidade e paz sempre que você focar nas soluções ao invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o que você e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação. Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem (Você, os Pais, e o Aluno)
FECHAMENTO: Antes que a reunião finalize, faça o fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram implementar.
 
MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO: Será muito útil você manter um breve relato do que foi discutido na reunião. O que foi dito, sugerido, e estabelecido para ser realizado. Após a reunião, faça as anotações enquanto os detalhes ainda estiverem frescos na memória.
 
    Como você pode observar, interagir com as pessoas requer lidar com uma alta carga de emoções que envolvem expectativas, frustrações, medos e incertezas, por isso esteja atenta a essas dicas e você vai arrasar na próxima reunião de pais.

AGORA ESSA DICA É DA ELEUSA FIUSA PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA.

 
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

COMO AVALIO O ALUNO – avaliação contínua, toda atividade serve com avaliação dos avanços dos alunos. As avaliações bimestrais são apenas mais um instrumento. O aluno é avaliado constantemente em todas as atividades que realiza.

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO: A avaliação é importante não apenas para ver o que o aluno sabe ou não sabe. Os dados obtidos nas avaliações são sempre registrados e servem como parâmetro para a escolha de atividades e estratégias que levem o aluno a progredir.

IMORTÂNCIA DA PARCERIA PROFESSOR-PAIS-ESCOLA: Todos somos responsáveis pela educação da criança e precisamos estar unidos para solucionar os problemas que possam interferir no processo ensino aprendizagem. É importante que haja respeito, valorização e solidariedade entre esses para que os alunos possam desenvolver todas sua potencialidades.

AS ATIVIDADES DE CASA (PROJETO LEITURA E ATIVIDADES VARIADAS: Toda atividade dada para o aluno executar em casa seu filho pode realizar sozinho. São atividades selecionadas de acordo com o nível de aprendizagem no qual ele se encontra e que já foram trabalhadas em casa. Os pais podem e devem acompanhar a realização da tarefa, mas, jamais realizar pelo fillho. Podem dar suporte, explicar algo que se faça necessário, mas, quem tem que solucionar é a criança. Escolha um local tranqüilo e uma hora para as atividades de casa.

COMO O PROFESSOR TRABALHA: Sigo a linha socioconstrutivista ou sociointeracionista. Os alunos constroem seus conhecimentos refletindo sobre sua própria leitura e escrita e comparando com a leitura e escrita do outro. Dessa forma, é fundamental que haja intercâmbio constante. Ele terão liberdade para se locomover pela sala e conversar, desde que estejam realizando suas atividades e conversando sobre o que estão executando. Não confundir liberdade de expressão com bagunça.

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES: Toda atividade realizada pela criança é corrigida, mas, não apenas colocando certo ou errado. A criança será incentivada a descobrir onde está errando, a refletir e buscar soluções que ajudem a resolver seu problema. Ele voltará e realizará novamente a atividade que não conseguiu, sempre com o suporte da professora ou de um amiguinho (dupla produtiva).
A correção é diferente de acordo com o objetivo. Por exemplo: a professora pede que os alunos escrevam o final da história. Se no momento o que ela busca é analisar a idéia da criança, a seqüência certa dos fatos ou algo assim, não fará a correção ortográfica do texto. Não se preocupem se o texto estiver cheio de palavras escritas erradas e a professora colocar parabéns. Em cada atividade há algo diferente sendo analisado.

OS DESAFIOS: Por vezes os alunos são instigados a pensar ou escrever sobre algo que ainda não aprendeu. Não se preocupem, eles não serão avaliados por essas atividades, é só uma forma de fazê-los pensar, de ensinar a colocar em jogo tudo que eles já sabem para resolver um problema que se apresenta.
O PROFESSOR E OS PAIS: Se seu filho está tendo alguma dificuldade ou problema, tenho que falar com vocês responsáveis. Espero que possamos analisar juntos a situação para encontrarmos uma solução. Não pensem jamais que o professor “está pegando no pé de seu filho” ou que pegou birra. Se o professor não gostasse de seu filho e não se importasse com sua aprendizagem não lhe chamaria.
Estarei sempre aberta a sugestões e críticas, não se preocupem. Qualquer problema podem me procurar afinal, sou eu que sei como o aluno é e o que ele faz. Estou com ele todos os dias e o conheço. E vocês são as pessoas que mais os conhecem e os amam. Com certeza, professor e pais querem o mesmo: sucesso e felicidade das crianças. E juntos conseguiremos.

DISCIPLINA: o aluno precisa ter disciplina de estudo e também de comportamento. O respeito entre todos é fundamental para um bom trabalho. A escola não ensina apenas a ler e escrever, ensina também a conviver, a ser humano. O pais precisam dar limites aos filhos e a escola reforçar a educação recebida.

PRESENÇA NAS REUNIÕES DE PAIS: Nos reuniremos a cada dois meses, então, vamos aproveitar esses momentos para ouvir e falar sobre a escola e sobre as crianças. Se preparem para esse dia e esse compromisso tão necessário para o bom andamento da aprendizagem dos filhos. Ajeite tudo para que não tenha que sair antes do término da reunião, adiante as atividades de casa para ficar tranqüila e sem pressa.

OS PAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA PRESENÇA DO FILHO NA ESCOLA Alunos com muitas faltas ficam deslocados, perdidos, não vão aprender como os demais. Outra ação importante que os pais precisam se acostumar a fazer é olhar o caderno dos filhos todos os dias, perguntar como foi seu dia na escola, verificar na mochila se o material está em ordem para a aula, incentivar a leitura deixando livros, revistas e outros materiais impressos ao alcance das crianças.
Valorize os avanços de seus filhos e sempre fale de seus pontos positivos.


Os Momentos Mágicos da Vida

Se você ficar aí onde você está, parado, sem fazer nada, não vai conseguir realizar o seu objetivo. E ainda pior: vai deixar de viver toda uma vida que existe lá fora, esperando apenas que você abra a porta do seu coração e deixe este medo ou orgulho de lado.
A vida é simples, alegre, fantástica, porém, muito curta. É por isso que temos que viver muito intensamente, para não nos arrependermos mais tarde daquilo que não fomos ou não fizemos.
A vida é constituída de momentos mágicos, e assim como a mágica, ela ocorre em um determinado momento, não para sempre. Muitas pessoas acham que podem deixar para serem felizes amanhã, que hoje é muito difícil. E sempre têm uma desculpa: ou são concursos, ou são provas, vestibulares, ou então é muito trabalho.
Mas quando você decidir viver aquilo que tanto deseja, pode ser que seja tarde de mais. Dizem que nunca é tarde de mais quando se tem boas ações, mas existem momentos que simplesmente não voltam.
O que adianta você gostar de alguém e não dizer isso para essa pessoa? Ao invés de pensar que essa pessoa poderá vir-lhe atrapalhar, pense no grande apoio que ela pode lhe dar ou oferecer. Não devemos tirar conclusões precipitadas das coisas e muito menos querer adivinhar o que passa pela mente dos outros.
Se você tem medo de uma reação negativa, fica a pergunta bem simples, o que é pior: a verdade que derrama uma lágrima, mas que faz você ir em busca de seus objetivos, ou a mentira, que simplesmente te para e que não deixa você ir atrás do que você sonha?
O que adianta você querer um trabalho com mais responsabilidade, sem fazer por merecer? Devemos acreditar que podemos conseguir, mas também agir para alcançar o nosso objetivo. Não adianta esperar uma força milagrosa, por que essa não vem sozinha. Ela vem de dentro de nós, de dentro da nossa mente, de dentro do nosso coração.
É preciso correr riscos na vida. E com isso, todos nós deparamos, sem exceção. Não adianta querer programar todo o nosso dia de tal maneira, porque sempre estará acontecendo algo de inesperado. Às vezes, o momento mágico está aí, mas só depende de você deixar que ele aconteça ou não.
Felicidade é serenidade, e muitas vezes é a conquista dos nossos esforços. Você precisa ter um sonho, pois só assim é que a felicidade fará sentido. Você pode ter sofrimentos no meio do caminho – quem não tem? -, mas ao final, você se levanta, com muito mais força e coragem para viver e lutar por aquilo que almeja.
Quem tem medo de enfrentar essa realidade, sofre muito mais, mas quando criar essa coragem – por que todos nós em algum momento a criamos – sentirá que o tempo passou, e que talvez o que poderia ter sido feito no passado, hoje não adianta mais.
O presente é vivido hoje e se sonhamos com o futuro, devemos começar a construí-lo agora, já, não no amanhã, pois senão, quando esse amanhã chegar, não terá nada reservado. Apenas um vazio, que muitas vezes é frio e silencioso.
Qual será o resultado ou a herança de tudo isso? Remorso, arrependimento, e a certeza de ter desperdiçado momentos mágicos que a vida deu. Os idosos não se arrependem daquilo que fizeram, mas daquilo que deixaram de fazer.
Por isso, não espere acontecer para acreditar. Construa a base do seu futuro a partir de agora, e seja feliz para o resto da sua vida, sempre se orgulhando de ter feito tudo aquilo que você quis.
(Daniel Reis)

fábulas

A Águia e a Gralha
Autor: Esopo[1]

 
Uma Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes e afiadas garras.

Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.

Ela então voou para alto e tomou impulso. Então, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a intenção de também carregá-la presa às suas garras.

Ocorre que suas garras, pequenas e fracas, acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas forças.

O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que não pudesse mais voar.

À noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos.
 "Que pássaro engraçado é esse?", perguntou um deles.

"Ele é uma Gralha meus filhos. Mas se você lhe perguntar, ele dirá que é uma Águia."


Moral da História:
Não devemos permitir que a ambição nos conduza para além dos nossos limites.
 
A Formiga e a Pomba
Autor: Esopo[1]

 

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água, e sem esperar, acabou sendo arrastada por uma forte correnteza, estando prestes a se afogar.

Uma Pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma.

Então, subindo na folha a Formiga pode flutuar em segurança até a margem mais próxima.

Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, escondido sob a densa folhagem da árvore, se prepara para capturar a Pomba.

Ele, cuidadosamente, coloca visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba o perigo.
 A Formiga, percebendo sua má intenção, imediatamente dá-lhe uma forte ferroada no pé. Tomado pelo susto, ele assim deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, a salvo.


Moral da História:
Nenhum ato de boa vontade ou gentileza é coisa em vão.
 
A Rã e o Rato
Autor: Esopo[1]

 Rã e Rato
Um jovem Rato em busca de aventuras estava correndo ao longo da margem de uma lagoa onde vivia uma Rã. Quando a Rã viu o Rato, nadou até a margem e disse coachando:

"Você não gostaria de me fazer uma visita? Prometo que, se quiser, não se arrependerá..."

O Rato aceitou a oferta na hora, já que estava ansioso para conhecer o mundo e tudo que havia nele.

Entretanto, embora soubesse nadar um pouco, cauteloso, ele disse que não se arriscaria a entrar na lagoa sem alguma ajuda.

A Rã teve uma ideia. Ela amarrou a perna do Rato à sua com uma robusta fibra de junco. Então, já dentro da lagoa, pulou levando junto com ela seu infeliz e ingênuo companheiro.
 O Rato logo se deu por satisfeito e queria voltar para terra firme. Mas a traiçoeira Rã tinha outros planos. Ela deu um puxão no Rato, que preso à sua perna nada podia fazer, e mergulhou na água afogando-o.

No entanto, antes que ela pudesse soltar-se da fibra que a prendia ao Rato, um Falcão que sobrevoava a lagoa, ao ver o corpo do Rato flutuando na água, deu um vôo rasante, e com suas fortes garras o segurou levando-o para longe, ainda com a Rã presa e pendurada à sua perna.

Desse modo, com um só golpe, a Ave de rapina capturou a ambos, tendo assegurada uma porção de carne variada, animal e peixe, para o seu jantar daquele dia.


Moral da História:
Aquele que procura prejudicar os outros, frequentemente, através de suas próprias artimanhas, acaba por prejudicar a si mesmo...
 
A Raposa e o Macaco
Autor: Esopo[1]

 figura
Numa grande reunião, entre todos os animais, que fora organizada para eleger um novo líder, foi solicitado que o Macaco fizesse sua apresentação.

Ele se saiu tão bem com suas cambalhotas, caretas e guinchos, que os animais ali presentes ficaram contagiados. E entusiasmados, daquele dia em diante, resolveram o eleger como seu novo rei.

A Raposa, que não votara no Macaco, estava aborrecida com os demais animais, por terem eleito um líder, a 
seu ver, tão desqualificado.
 Um dia, caminhando pela floresta, ela encontrou uma armadilha com um pedaço de carne. Correu até o Rei Macaco e lhe disse que encontrara um rico tesouro, que nele não tocara, porque por direito pertencia a sua majestade, o Macaco.

O ganancioso Macaco, todo vaidoso com sua importância, e de olho na prenda, sem pensar duas vezes, seguiu a Raposa até a armadilha. E tão logo viu o pedaço de carne preso a ela, estendeu o braço para pegá-lo, e assim acabou ficando preso. A Raposa, ao lado, deu uma gargalhada.

"Você pretende ser um Rei," ela disse, "mas é incapaz de cuidar de si mesmo!"

Logo, passado aquele episódio, uma nova eleição foi realizada entre os animais, para a escolha de um novo governante.

Moral da História:O verdadeiro líder é aquele capaz de provar para si mesmo suas qualidades.

Grafico

Produção de texto

sistema monetário


Calendário

Segue mais um painel para decoração da minha sala. Fiz o calendário com velcro na flores aonde vai os números. Ainda falta colocar o mês e o ano do lado esquerdo...












Espero que gostem!!!
Orçamento pelo email elisacarla@hotmail.com
bjsss

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cartaz de Chamadinha Meninas e Meninos

Que tal deixar sua sala muito mais fofa esse ano??!! Esse cartaz de chamadas será uma das peças que iremos ensinar no curso de decoração para sala de aula. O painel tem espaço para 20 crachás, tanto o das meninas como o dos meninos. Mas você pode fazer de acordo com a sua quantidade de alunos. CHAMADINHA MENINAS E MENINOS (com espaço para 20 crachás em cada painel)...
E então, gostaram??!!  Orçamento e encomendas pelo email elisacarla@hotmail.com